Cirurgia vascular
Também chamada de angiologia, a cirurgia vascular é um tipo de especialidade da Medicina que se ocupa dos vasos sanguíneos que são: artérias, veias e linfáticos. Apesar de ser mais conhecida pelo tratamento de varizes e vasinhos, todo o sistema circulatório, com exceção do coração e dos vasos do crânio, é um item de atenção para esse tipo de cirurgia. Os vasos sanguíneos são subdivididos em três tipos: as artérias, que têm a função de carregar o sangue do coração para os tecidos; os capilares, que são vasos minúsculos que fazem a ligação entre as artérias e as veias e essa última, faz o caminho inverso e devolve o sangue dos tecidos para o coração.
O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos e sua função essencial é realizar a circulação sanguínea. Esse sistema é responsável pelo transporte de sangue e linfa e pode ser dividido de duas formas: circulação sanguínea e linfática. A circulação sanguínea é feita pelo coração, abastecendo vasos e veias e ainda na circulação sanguínea, pode-se verificar a circulação pulmonar e sistêmica.
Artérias
Têm as paredes mais grossas que as veias e, por isso, suportam melhor a pressão do sangue. Elas transportam o sangue com oxigênio e nutrientes do coração para todo o organismo.
Veias
São tubos com paredes finas e levam o sangue, que sofreu trocas com os tecidos, dos extremos do corpo humano para o coração; depois, ele é levado para o pulmão, onde é oxigenado e elimina gás carbônico. Estão em maior quantidade que as artérias e possuem um fluxo sanguíneo mais devagar; porém, transportam o mesmo volume de sangue que elas.
Vasos linfáticos
Esses vasos são formados por vasos e órgãos linfoides onde circula a linfa. É um sistema que auxilia na drenagem.
Angiologia
As doenças circulatórias acometem os homens há milhares de anos tornando necessário um estudo aprofundado do problema. A angiologia é uma ciência que surgiu para estudar doenças relacionadas aos problemas circulatórios e que foram separados dos problemas cardiovasculares (estes foram direcionados para a cardiologia).